Sextou! Como estou fazendo 52 anos hoje, preparei para você 5 + 2 presentes de saúde e conhecimento. Bem rápidos de aprender e se beneficiar deles.
Os cinco presentes iniciais são sobre cada um dos nossos fundamentos da saúde: alimentação, ambiente, movimento, sono e emoções.
Sabe como cheguei a esses cinco fundamentos? Foi na época em que fiquei gravemente doente, há alguns anos, e descobri o que me salvou: a Medicina Funcional e a Medicina do Estilo de Vida.
Li tanto, assisti tantos vídeos, participei de tantas conferências online (todas com especialistas estrangeiros) que, depois de todo esse estudo, como tenho (acho) algum poder de síntese, para meu próprio uso e de meus pacientes, dividi todo esse conhecimento em cinco fundamentos principais.
O ideal é você fazer uso deles com ajuda de um médico de Medicina Funcional ou do Estilo de Vida, por meio de consultas, para que seus desequilíbrios específicos sejam corrigidos. Porém, é possível, sim, fazer sozinho o “geralzão”. Não adianta tentar coisa complicada, tomar suplementos ou fazer procedimentos naturais mirabolantes, se o básico você não está fazendo.
Bem, vamos então aos seus presentes:
🎁 O presente 1 é de alimentação
Dar tchau para Sazón, Ajinomoto, temperos prontos em geral! Esquecer as propagandas desses produtos, que vivem passando na televisão.
Cozinhar somente com temperos naturais: alho, gengibre, cominho, salsinha, cebolinha, cebola, açafrão-da-terra, canela e tantos outros.
E evitar os restaurantes que usam tempero industrializado também. Olhar nos rótulos os tais realçadores de sabor. São tudo glutamato monossódico, que é o falso tempero. Já vi paciente sarar de enxaqueca crônica só se livrando desse produto.
Pra saber mais sobre isso e outras coisas a serem evitadas, acesse meus programas de alimentação (somente para apoiadores da coluna).
🎁 O presente 2 é de ambiente (sua relação com ele)
Pé no chão. Esqueça o Jeca-Tatu. Você não irá pegar vermes por andar com os pés no chão e, se mora lá na roça e pegar, tome um vermífugo bom que sara.
Pisar no chão é o estado natural em que viveram nossos antepassados por milênios. Pisar principalmente na praia, na grama ou no cimento (com segurança) é fundamental para a antioxidação do nosso corpo.
Tenho na área fechada do site este vídeo sobre grounding (eu na praia) em que explico isso:
Precisamos fazer contato com a superfície do planeta e os pés são o principal meio desse contato.
🎁 O presente 3 é de movimento
Faça como estou fazendo agora neste momento, escrevendo este artigo em minha escrivaninha de trabalhar em pé. Sente menos e fique mais tempo em pé, em movimento.
Um dos grandes desajustes da nossa saúde hoje vem do fato de que vivemos a maior parte do tempo sentados.
Numa da Blue Zones, locais do planeta com mais longevos saudáveis, até há poucas décadas as casas nem tinham cadeira. As pessoas se sentavam no chão. Sabe de qual Blue Zone estou falando? Da ilha de Okinawa, no Japão.
Pesquisas mostram que horas sentado tiram várias horas de vida da gente! Saia da frente desse lixo atual manipulador de TV (inclusive Netflix) e vá caminhar, fazer contato com a natureza ou trabalhar em pé, como eu.
Em inglês, quem fica muito sentado chamam de couch potato, batata de sofá. Não seja uma!
O presente 4 é sobre ZZZ…. (sono)
Sem dormir bem e corretamente não se equilibra a saúde. E se “detona” a saúde pouco a pouco.
Quer uma dica para dormir bem? Usar óculos com filtro de luz azul. Essas luzes atuais, que somos obrigados pelo governo a comprar, são altamente prejudiciais para o sono. Elas parecem brancas, mas na verdade são do espectro da luz azul.
Quando ficamos expostos a elas à noite, nossa retina não recebe a informação de que anoiteceu e não produzimos corretamente o hormônio melatonina, que é o hormônio que dá o sono (e ainda é poderoso anti-inflamatório). Ou seja, nosso corpo não tem um sono bom e não se recupera do dia anterior.
Usando óculos (com ou sem grau, depende de se você precisa) com filtro de luz azul, você minimiza esse problema. Se puder fazer como eu, que usa aquelas lâmpadas incandescentes antigas em casa, melhor. Mas, se não, use os óculos com filtro de luz azul.
Parece bobeira? Bobeira é tomar remédio para dormir, intoxicar o corpo, quando o problema é outro. Ou mesmo nem dormir direito.
🎁 O presente 5 é de emoção!
Nesta semana, assisti a uma excelente palestra em que o palestrante (meu amigo Marcelo) disse que somos milionários. Verdade. Sabe por quê?
Porque várias órgãos e sistemas fundamentais do nosso corpo estão funcionando normalmente.
Quanto vale seus olhos e sua visão? Um milhão de dólares, dois? Um bilhão? Troca tudo por um trilhão? Claro que não! Somente a visão vale infinitos trilhões de dólares.
Quanto vale você poder movimentar os dedinhos no celular como está fazendo agora? E se não pudesse movimentá-los? Troca essa habilidade por um bilhão de dólares?
E sua capacidade de se movimentar? De comer, de beber, de falar? De pensar? De ler? Troca por algum dinheiro do mundo?
Então, pare de pensar que é pobre, que está em dificuldade financeira, que não tem dinheiro para isso e para aquilo. Pare com isso agora. Você é milionário com todos esses bens supervaliosos que tem. (E, mesmo se algum estiver com problema, você tem os demais órgãos funcionando bem.)
Este presente é sobre emoção porque um dos maiores desequilíbrios mentais dos dias de hoje é o financeiro, como expliquei no artigo “A maior doença do mundo” (se não leu, leia).
Quero que, com este presente, você se sinta milionário, superbem, satisfeito, como realmente é, só pensando no valor que tem seu corpo e sua saúde.
Bom, esses foram os presentes de Medicina Funcional e do Estilo de Vida. Agora vamos aos dois presentes finais que reservei neste 5 + 2 para você. São presentes de melhora da inteligência...
🎁 Presente 1 de 2: Treine estudar e usar seu próprio raciocínio sempre (sem “ir com a manada”)
Exercite a leitura, por exemplo, com nossos textos, mas também com textos de outros escritores.
Hoje em dia, existe uma guerra de narrativas sobre tudo. Deixaram de lado a avaliação racional e de nuances e somente checam se isso ou aquilo está ou não de acordo com certa narrativa e cancelam a parte contrária. Não se busca mais a verdade imparcial, infelizmente.
Treine questionar tudo antes de aceitar algo. Procure conhecer sempre os vários lados de um assunto e opiniões diferentes sobre ele. Mas procure opiniões embasadas, com argumentos coerentes e mais extensos. Não apenas memes e posts de redes sociais.
Somente depois disso tire suas conclusões e faça suas escolhas.
🎁 Presente 2 de 2: Seja uma pessoa preparada para reconhecer seus erros
Talvez a única diferença entre uma pessoa realmente inteligente e outra menos é a capacidade de reconhecer e aceitar que errou e que erramos sempre.
O conhecimento humano não aumenta por acúmulo de acertos, ele aumenta pela quantidade de erros que descobrimos continuamente.
Até quando enfrentamos um problema de saúde física ou emocional, é fundamental para a recuperação admitirmos que, em algum ponto (ou muitos), erramos. A partir daí é que podemos fazer correções, como, por exemplo, de alimentação, estilo de vida, forma de pensar, etc.
Mas o erro não acontece em relação apenas à saúde, acontece em relação a tudo. Nunca podemos estar absolutamente certos de tudo. O que precisamos fazer é minimizar a persistência nos nossos erros.
Isso significa também uma certa compreensão sobre os erros dos outros. Você tem? Podemos ter nossas opiniões firmes atuais sobre um assunto, eu mesmo tenho algumas, porém, precisamos estar preparados para corrigir partes delas no futuro, se descobrirmos erros. É simples e muito saudável!
🎁🎁🎁🎁🎁 + 🎁🎁 Este foi o “Sextou” do meu aniversário. Espero que tenha sido proveitoso para você. Grande abraço!
Parabéns Dr Vitor, muitos anos de vida com muita saúde e alegria!!
Parabéns pelo aniversário, Dr Vitor! E obrigado pelos presentes, muito úteis