Você sabia que muito antes de ser médico, talvez desde pequeno, eu sempre quis ser escritor? Sim, já tive vários trabalhos, mas nunca realizei o sonho de escrever profissionalmente.
Começo a realizar esse sonho, junto com você, agora, nesta coluna Equilibrando a Vida e a Saúde.
E o nosso assunto é o… Equilíbrio
Depois de pensar muito sobre o que seria importante para mim e interessante para você, para abrir esta coluna, escolhi escrever sobre um problema que todos nós vivemos todos os dias:
Como encontrar o equilíbrio entre um vida prazerosa e que valha a pena, neste nosso mundo atual, e a busca de uma melhor saúde ou, pelo menos, o desejo de mantê-la e não destrui-la.
Enfrento esse problema desde a hora em que acordo até o momento em que caio no sono à noite. Não, desculpe, até mesmo durante o sono a gente enfrenta esse problema (pois o sono é fundamental para uma boa saúde).
Todos nós convivemos com esse problema no nosso dia a dia. Temos à nossa volta a propaganda de uma infinidade de prazeres, como os alimentares, por exemplo. Porém, também já temos uma grande quantidade de informações sobre vida saudável, alimentação saudável e estilo de vida saudável. Como equilibrar uma coisa com a outra?
Você pode pensar em exemplos reais desse dilema acontecendo todos os dias na sua vida:
O que fazer logo que acordar? O que comer no café-da-manhã?
Aquela ginástica ou outra atividade física matinal que não consigo fazer…
Meditação? Não consigo.
No trabalho, tenho um ambiente saudável?
O que almoçar? Sobremesa? Cafezinho depois?
Lanchinhos da tarde…
Voltar pro trabalho e ficar sentado até o fim do expediente.
Chegar em casa, tomar banho.
Jantar o quê?
E esse delicioso queijo com vinho? Comer ou não comer?
Assistir a que na TV ou celular?
Que horas vou dormir?
Nossa! Os dilemas estão presentes durante todo o dia. E tudo poderá contribuir para aquele probleminha de saúde que vai atrapalhar a vida no futuro ou que irá, literalmente, arruiná-la.
Mas, então, preciso ser um santo da vida saudável? Eu já pensei que sim, já vivi alguns anos quase como um, porém, agora, sou mais adepto do… equilíbrio.
É sobre o equilíbrio em todas essas coisas, para desfrutarmos da vida sem culpa, que irei escrever aqui.
Tentarei mostrar pra você que, com pequenos incrementos, pequenas mudanças de hábitos, pequenas alterações, tirando ou colocando coisas na rotina, você pode ao mesmo tempo ter uma vida de apreciação de prazeres, inclusive alimentares, e também um corpo mais saudável.
Na verdade, são milhares de tópicos de informações, pesquisas, experiências próprias de mudanças, casos de pacientes, etc., que acumulei por muitos anos, trabalhando com a Medicina Funcional e a Medicina do Estilo de Vida, que compartilharei aqui com você.
Ao acompanhar este conteúdo, você ganhará também tal sabedoria e poderá enfrentar com mais recursos esse desafio do equilíbrio entre uma vida real no nosso mundo e a busca da saúde.
Vamos fazer essa viagem juntos? Espero você aqui toda semana ou até mais frequentemente!
Até o próximo artigo!