Problema físico: cansaço crônico
Tenho visto muitos pacientes com essa queixa, de um cansaço maior do que o normal, que nunca tiveram antes. Cansaço tanto aos esforços quanto nas atividades comuns do dia a dia. Cansaço e desânimo para trabalhar, para cuidar da casa e da vida.
Muita gente cansada por aí.
Inauguro aqui com este artigo o novo formato dos principais conteúdos da coluna. O formato de problemas e soluções para eles. Sempre levando em consideração a visão mais ampla da medicina funcional e da clínica generalista.
O que você pode saber e pensar, se está vivendo esse problema, de cansaço exagerado?
Mudança de postura mental
Nossas soluções aqui na coluna sempre envolverão mudanças na sua postura mental. Frente a um problema do mundo físico, do mundo material, iremos propor para você sempre começar com ajuste da sua postura mental sobre ele. Você verá como fica, assim, muito mais fácil resolver esses problemas, se você iniciar qualquer intervenção com mudança de posicionamento mental, do seu pensamento sobre o problema.
Algumas coisas que falarei a seguir parecem ser do conhecimento apenas de médicos. Mas essa é a primeira mudança de postura mental que quero que você tenha:
Primeira mudança mental
Você pode entender tanto do funcionamento do seu corpo como os médicos. Sim, pode. Não terceirize mais o conhecimento sobre o seu corpo para os médicos apenas. Assuma a responsabilidade de também aprender e saber mais como ele funciona. (Quer saber? Foi por essa razão que fiz faculdade de Medicina, porque sem esse conhecimento achava que ficaria ignorante num assunto que deveria entender.) Mas, hoje em dia, com boa orientação, você pode entender tão bem sobre seu corpo quanto os médicos entendem.
Possíveis causas de cansaço
Então, para começar, pensando em cansaço, quais poderiam ser algumas das mais comuns e possíveis causas? Listarei algumas (mas é para você aprender também, não apenas ler o que um médico está escrevendo e esquecer):
Anemia, baixa hemoglobina, é uma causa muito comum (existem vários tipos e causas de anemia)
Problemas de tireoide, mais especificamente, hipotireoidismo
Problemas no metabolismo da glicose, como diabetes
Problemas de deficiências de vitaminas, como B12, e outras vitaminas e minerais
Problemas pulmonares
Problemas do coração (muito comuns, como insuficiência cardíaca, que causa muito cansaço aos esforços)
Problemas de peso, como obesidade
Problemas psicológicos e psiquiátricos
Inflamação sistêmica excessiva
Intoxicações agudas e crônicas, até por medicamentos e outras intervenções médicas (efeitos colaterais disso e “daquilo” também)
Problemas neurológicos
E muitos outros.
O médico, para uma boa investigação de paciente que tem cansaço, precisa entrevistar o paciente, conhecer sua história, seu estado atual de saúde, que medicações usa e usou, etc. E, a partir daí, decidir que exames principais pedir (não se faz um bom trabalho médico pedindo todos os exames possíveis para tudo, para todas as hipóteses, mas, sim, avaliando quais as causas mais prováveis no caso em questão e pedindo os exames relacionados com essas possíveis causas).
No caso de cansaço crônico a esclarecer, os exames mais comuns a serem pedidos são:
Nosso trabalho, nesta parte da solução, sempre agora terá uma parte valiosa oferecida apenas aos assinantes pagos da coluna (se você já é, obrigado, é só continuar lendo). Se não é ainda assinante, assine pelo valor aproximado de um cafezinho por mês: