Comunidade de Aprendizado do Dr. Vítor

Comunidade de Aprendizado do Dr. Vítor

Share this post

Comunidade de Aprendizado do Dr. Vítor
Comunidade de Aprendizado do Dr. Vítor
🇧🇷 Você na Independência 200 anos

🇧🇷 Você na Independência 200 anos

Nosso Grito do Ipiranga hoje, qual seria?

Avatar de Dr. Vítor Oliveira
Dr. Vítor Oliveira
set 07, 2022
∙ Pago
4

Share this post

Comunidade de Aprendizado do Dr. Vítor
Comunidade de Aprendizado do Dr. Vítor
🇧🇷 Você na Independência 200 anos
2
Compartilhar
Esta é minha contribuição para ajudar D. Pedro I a garantir a independência dos brasileiros, inclusive de saúde.

Vamos falar um pouco sobre o Brasil e sua independência, neste 7 de setembro?

O que é este país pra você? Pense um pouco antes de responder. O que ele representa para você, sua família e também para seus antepassados?

Brazillian flag
Foto por Rafaela Biazi via Unsplash

O que significa ser brasileiro e estarmos comemorando hoje 200 anos da Independência? Será que a luta terminou lá, na Guerra da Independência, ou continua até hoje? Reserve um tempo para, em homenagem ao Brasil, ler todo este texto neste feriado.

Lutemos juntos pelo Brasil independente. Copie o link (Copy link) e poste no Telegram, Whatsapp e redes sociais:

Share

Embora a gente pense em país sempre como território, área geográfica, ou mesmo confunda país e pátria com governo ou Estado, país não é nada disso. Pátria é formada por pessoas, por seres humanos que mantêm na mente esse conceito de, juntos, ser ligados a uma pátria. Não a governo ou Estado.

Aliás, uma pátria pode existir com governo de tamanho mínimo e pouco importante para o funcionamento da sociedade. Isso até seria o ideal. Pátria não é representada, por exemplo, pela construção de uma cidade inteira para abrigar o governo; isso não é pátria, é estatismo, culto ao Estado, diferente totalmente do amor à pátria.

A pátria são as pessoas, principalmente as famílias, as crianças, os jovens e os idosos que vivem com sentimento de associação a um país. Uma associação até voluntária, não necessariamente obrigatória (mais uma vez, isso seria o ideal).

Tal associação também deveria ser uma associação de humanos livres, com soberania pessoal, liberdade de expressão, propriedade, raciocínio, argumentação e escolha. Humanos que intercambiam seus talentos, sob a forma de produtos e serviços, em um mercado livre de interferências externas e de controles centralizados. Essa é a pátria natural que, posteriormente, sim, pode ser identificada a um território, por exemplo, este nosso lindo e imenso território brasileiro. Mas ela começa sempre com as pessoas e famílias e seu desejo de viver com liberdade e prosperidade.

Bem, há 200 anos, a independência do Brasil foi justamente um passo nessa direção. Uma grande população já se desenvolvia aqui nas terras portuguesas da América do Sul, porém, via-se controlada por poderes externos. Poderes que até usurpavam recursos e diminuíam a riqueza e o bem-estar das pessoas.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Dr. Vítor Oliveira
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar