Descentralizar é preciso
Para que nós mesmos, e não uma elite, resolvamos nossos problemas
Texto curto, leitura rápida. Aprendizado importante.
Pra você entender mais facilmente os problemas do Brasil e do mundo:
São uma batalha da centralização contra a descentralização.
Centralização é aquela ideia de que os problemas das pessoas, da sociedade, dos países e do mundo e até de saúde têm que ser resolvidos de maneira centralizada, globalmente.
Descentralização é a ideia de que todos esses problemas são melhores resolvidos pelo esforço, decisão e correção de rumos livres, por cada pessoa1, família ou comunidade local, descentralizadamente.
Na verdade, toda a natureza sempre se desenvolveu descentralizadamente. Essa foi a estratégia mais produtiva e criativa para que surgisse a diversidade de vida natural, de plantas, microrganismos e animais que temos hoje.
A própria humanidade também se espalhou pelo planeta, se desenvolveu e se diferenciou descentralizadamente, cada grupo de famílias em um lugar, até isolados uns dos outros. E deu tudo certo assim, surgiram as diversas sociedades adaptadas a certas áreas do globo.
Aí, no entanto, veio a serpente (isto é uma metáfora), que começou a cochichar no ouvido do ser humano a ideia de centralização. “Ah, vamos centralizar! Vamos escolher os problemas a enfrentar e o que fazer cada vez mais centralizadamente! Aquele grupo de sábios ou políticos sabe o que é melhor para você e sua família! Que maravilha essas agências todas da ONU resolvendo nossos problemas! Etc., etc., etc.”